A mania que algumas pessoas tem de ficar cutucando o umbigo pode ter um sentido pejorativo, mas se levarmos em conta a biodiversidade que habita o umbigo humano, talvez deveríamos considerar a inspeção do umbigo como uma tarefa tremendamente interessante, porque na verdade mesmo aqueles que não enxergam para além dele não lhe dão a devida atenção.
Nada menos que 2.369 tipos de bactérias vivem em nossos umbigos (algumas delas surpreendentes, pois habitam também em ambientes marinhos), segundo uma pesquisa da Universidade Estatal de Carolina do Norte publicado na revista PLOS One. Estes são os primeiros resultados do Projeto Biodiversidade do umbigo, tal e qual assinala Rob Dunn, coautor do estudo:
- "Ao estudar os umbigos identificamos uma inquietante e imensa riqueza de vida: o umbigo médio de um ser humano hospeda ao redor de 67 espécies, e entre as 66 amostras reunidas encontramos milhares de espécies diferentes."
Muitas das bactérias encontradas eram raras e apareciam em menos de dez de cada 60 pessoas do estudo. No entanto, as bactérias comuns eram compartilhadas por mais de 70% dos umbigos. Os autores recordam que, sem estes micróbios, nosso sistema imunológico não funcionaria adequadamente.
Via | Daily Mail.NDIG
Nenhum comentário:
Postar um comentário