SBT é criticado por exageros de mensagens subliminar


SBT é criticado por exageros de mensagens subliminar

PARA QUEM AINDA PENSA QUE MENSAGENS SUBLIMINARES NÃO PASSAM DE TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, CONSTATARÁ AQUI QUE ELAS SÃO TÃO REAIS QUANTO A LEGISLAÇÃO DOS PAÍSES QUE PROÍBEM SEU USO E OS INSTITUTOS QUE COMPROVARAM SEUS EFEITOS NA MENTE HUMANA. DETALHE: NENHUMA DAS FONTES DOS ARTIGOS ABAIXO PROVÉM DE SITES CRISTÃOS OU CONSPIRACIONISTAS.

Por Rachel Fernandez |

As estratégias da publicidade para atingir suas metas podem ser totalmente desleais com seu público alvo. Não é de hoje que mensagens subliminares são inseridas em músicas, propagandas e programas de televisão.

A MTV foi acusada dessa ação e até hoje é alvo de críticas em diversos sites. A emissora costumava apresentar comerciais com animação rápida, pouco compreendida pela população comum. Quando se
observava cada frame, era possível ver a apresentação de imagens fortes, totalmente diferentes da real mensagem de uma simples vinheta de televisão. Segundo o Estadão , a emissora foi condenada a pagar multa após quatro jovens comunicarem o Ministério Público que encontraram mensagens sadomasoquistas em uma vinheta.

Outro caso de mensagem subliminar que foi destaque entre a década de 80 e 90 foi a série britânica 'Max Headroom', que apresentava um repórter digitalizado, com fundo em cromaqui e uma voz distorcida. Em alguns instantes, mal era possível compreender a mensagem, no entanto, fala-se da associação do programa com o objetivo de venda publicitária de refrigerantes.

Recentemente o SBT tem recebido críticas com relação à inserção de mensagens subliminares em sua programação. Um pouco diferente de outros casos, que usam a associação da mensagem subliminar ao prazer, violência ou coisas bizarras, a emissora tem inserido campanhas de seus próprios produtos na sua programação. As imagens de produtos da Jequiti e novela 'Carrossel' foram apresentadas em diversos formatos ocultos em sua grade.

O caso mais comentado na mídia digital foi a clara inserção do produto da Jequiti nos 3 primeiros segundos do programa infantil, como mostra esse vídeo:





No entanto, há mensagens e estímulos visuais não percebidos em outros programas da emissora. É o caso da inserção da mensagem da novela 'Carrossel' que aconteceu duas vezes nesse vídeo:


Há duas inserções, no sexto e sétimo segundo do vídeo. A última inserção só é possível ver quando se passa o vídeo lentamente, ou em programas de edição audiovisual, a duração é de menos de 0,5 segundo.

Para quem não entende os efeitos das mensagens subliminares, é válido considerar que elas são estímulos que o cérebro humano capta de modo não consciente. É considerada subliminar toda e qualquer mensagem que recebemos e não percebemos. Esses estímulos podem ser visuais e sonoros.

Segundo um estudo divulgado pelo Inserm ( Instituto Nacional de Pesquisa Médica ), é possível condicionar as atitudes dos indivíduos através do uso de mensagens subliminares. No entanto, o pesquisador Mathias Pessiglione afirma que a publicidade tradicional é mais efetiva.


O que são mensagens subliminares?

por Artur Louback Lopes

É qualquer tipo de estímulo captado pelo cérebro humano de modo não consciente. Em outras palavras, são mensagens que entram nas nossas cabeças sem percebermos. Alguns especialistas acreditam que subliminares não existem, mas outros garantem que estamos cercados por estímulos "fantasmas" - visuais e sonoros, principalmente. Os exemplos mais evidentes de mensagens subliminares são frases e imagens inseridas no meio de filmes tão rapidamente que não se consegue captá-las conscientemente. Muitas vezes fica a dúvida se você viu alguma coisa ou não, mas seu cérebro certamente captou a mensagem. O limite entre a percepção consciente e inconsciente é incerto, mesmo porque varia de pessoa para pessoa. "Eu trabalho com o limite de 1 frame (0,04 segundo), mas os ingleses aceitam até 3 frames (0,12 segundo)", diz o publicitário Flávio Calazans, professor da Faculdade Casper Líbero e autor do livro Propaganda Subliminar Multimídia. Um caso famoso é o do publicitário Jim Vicary, que, em 1956, inseriu as mensagens "Beba Coca-Cola" e "Coma pipoca" entre as cenas de um filme, o que teria aumentado o consumo do refrigerante em 57% e o de pipoca em 18% na saída do cinema. Especialistas consideram esses números um pouco exagerados, mas poucos negam o poder publicitário das subliminares, principalmente com produtos já conhecidos e de baixo valor. No Brasil, as leis não proíbem esse tipo de estratégia, embora o Código de Defesa do Consumidor dê espaço para processos se você se sentir enganado. Já nos Estados Unidos e na Europa, as leis são mais rigorosas. Em 1973, por exemplo, a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos tirou do ar o filme publicitário do jogo Kusher Du sob a acusação de contrariar o interesse do público ao piscar várias vezes, em frações de segundo, a expressão "Compre-o".

Olho no lance: Você já deve ter visto algum destes filmes mas não sabia das mensagens invisíveis
Galã sobrenatural

No filme Clube da Luta, o personagem vivido por Brad Pitt é um doidão que trabalha, entre outras coisas, em um cinema. Uma das suas diversões é inserir imagens pornográficas em filmes infantis. Coincidência ou não, imagens do galã piscam na tela (durante 0,04 segundo) em quatro cenas antes da sua verdadeira aparição para o espectador. No final do filme, pouco antes de entrarem os créditos, um pênis toma conta da tela inteira por 0,1 segundo - tempo demais para não ser percebido.

Escândalo na Disney

Em janeiro de 1999, os fãs dos estúdios Disney ficaram chocados com um comunicado divulgado pela empresa: todos os 3,4 milhões de fitas de Bernardo e Bianca seriam recolhidos das lojas e locadoras porque o desenho continha a imagem de uma mulher nua escondida em uma das cenas. Aos 28 minutos do filme, o casal de ratinhos passa em frente a um prédio cheio de janelas e, em uma delas, está a tal mulher peituda. A Disney classificou o caso como brincadeira de um estagiário.

Ruídos no silêncio

Não há dúvidas de que as cenas da garotinha Regan, de O Exorcista (1973), sendo possuída pelo demônio já seriam suficientes para nos roubar muitas noites de sono, mas o que você não sabe é que o filme ficou muito mais assustador graças a recursos subliminares. A trilha sonora está cheia de sons perturbadores em freqüência imperceptível. São ruídos como zunidos de abelhas e gritos de porcos durante o abate, inseridos até em cenas de silêncio total. A técnica rendeu ao filme o Oscar de Melhor Som.


Abaixo, temos apenas um pouco do número enorme de protestos de telespectadores enviados ao site de ouvidoria do consumidor chamado "Reclame Aqui":

fonte:antinovaordemmundial

Nenhum comentário: